Proteína: Força para seu dia a dia

556

Quem é antenado em alimentação com certeza já sabe da importância da proteína. Estes compostos orgânicos estão presentes em todas as células, tecidos e anticorpos do nosso organismo e exercem variadas funções fundamentais para a manutenção do organismo. No entanto, você sabia que as proteínas são fundamentais para dar força na correria do dia a dia e que são a base de uma dieta nutritiva?

As proteínas são nutrientes que devem corresponder de 10 a 15% do total de calorias ingeridas diariamente. Elas se dividem em dois grupos: as de origem vegetal, encontradas em grãos, nas castanhas e leguminosas, como arroz, feijão, trigo e amêndoa; e as de origem animal, disponíveis nas carnes de frango, suína e bovina, assim como nos ovos e no leite.

Força para seu cotidiano!

Se engana quem acha que a proteína só é útil para quem gosta de academia ou de praticar esportes de forma competitiva. Por ser parte fundamental de uma dieta balanceada e matéria prima dos músculos, as proteínas são fundamentais para te dar a força necessária para encarar os desafios do dia a dia, aquele expediente puxado ou até mesmo a batalha diária de manter a casa em ordem com a criançada fazendo bagunça. Para os pequenos, a proteína também é fundamental para manter o pique tanto nos estudos quanto na brincadeira, por isso, é importante que você busque formas de inserir fontes desses aminoácidos essenciais na alimentação de toda a família.

Proteínas de alta qualidade

Proteínas de origem animal também podem ser chamadas de proteínas de alta qualidade, pois possuem todos os aminoácidos necessários para que o organismo humano as utilize em diversas funções, como na formação de anticorpos, no transporte de oxigênio pelo sangue e na contração dos músculos.

As proteínas podem ser divididas em quatro grupos principais: atuam na composição de unhas, pele e cabelo; na regulação do funcionamento do corpo; na defesa do organismo contra invasores; e na formação de estruturas e substâncias que atuam no funcionamento do cérebro.

Estudos indicam que as atividades físicas, seja a prática de esportes ou até mesmo o trabalho pesado, aumentam a necessidade do corpo por aminoácidos e proteínas. Se o organismo não encontrar a quantidade necessária para seu funcionamento na dieta, ele inicia um processo conhecido como catabolismo, que passa a consumir sua reserva de nutrientes e massa muscular, comprometendo seu desempenho nas atividades diárias e aumentando a fadiga, reduzindo sua disposição. Por isso, leve a proteína para a mesa de sua casa, leve mais saúde para você e sua família!


Compartilhe com seus amigos:

Curtir Twittar Compartilhar pelo Linkedin Compartilhe Google+

Voltar