Temperos incomuns e que deixam a comida mais saborosa

Padrão - GERALblog

O mundo da culinária é onde você pode ousar, brincar e aprender muito ao misturar novos sabores. E diferente do que muitos pensam, é totalmente possível alterar drasticamente o sabor de um determinado prato apenas mudando o tempero utilizado. O melhor de tudo é que hoje é muito fácil encontrarmos temperos diferenciados como ervas e especiarias, algumas inclusive pouco conhecidas e que podem dar um novo tom ao paladar.

Agora, pra quem ainda não sabe exatamente como ousar na cozinha ou está querendo aperfeiçoar esse dote da culinária, apresentamos a seguir uma série de dicas para utilizar temperos que são incomuns mas acrescentam muito sabor aos pratos. Veja:

  • Alcaparra

 

 

 

 

 

 

 

Embora o formato de conserva tenha sido o grande responsável pela fama do alimento, o fato é que ela combina muito bem com frutos do mar e peixe, sendo também indispensável no molho que acompanha o carpaccio de carne.

A lista de pratos nos quais o tempero cai bem inclui:

– Salmão com molho de alcaparra: se deseja um acompanhamento diferente para o salmão a dica é preparar molho de alcaparra, é um preparo simples e muito prático.

– Carpaccio com molho de alcaparras: uma ótima dica para o preparo desse molho é amassar as alcaparras, o que acaba deixando sabor mais forte.

  • Alho poró

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com especialistas na arte da culinária, o alho poró nada mais é que um bulbo da mesma família da cebola e do alho. O detalhe, porém, é que ele possui um sabor bem mais delicado. Trata-se de um alimento que pode ser consumido tanto cru nas saladas, quanto em refogados e sopas. Não obstante, ele pode também acentuar o sabor de quiches e tortas.

Entre os pratos que podem ser feitos com o item, destaque para:

– Quiche de alho poró: o alho é o item principal do prato e a receita é fácil e saborosa.

– Nuvem de cenoura e alho poró: esse é um ótimo prato para quem deseja uma refeição mais leve. A receita pede poucos ingredientes e é um ótimo acompanhamento para frango grelhado.

  • Aipo

 

 

 

 

 

 

 

O aipo em algumas regiões é conhecido também como salsão, sendo este um vegetal aromático com sabor bem marcante. O caule do aipo é muito usado em preparos de caldos e sopas, sendo ele também um dos ingredientes principais do salpicão de frango. Já as folhas do aipo podem ser usadas como base para refogados.

Entre os pratos sugeridos para o uso do aipo como tempero, destaque para:

– Salpicão de frango: o aipo é usado para deixar o prato mais crocante e saboroso.

– Risoto de aipo: o prato além de usar os talos na receita, pode usar as folhas como decoração.

  • Cardamomo

 

 

 

 

 

 

 

O cardamomo é famoso principalmente na Índia e Sri Lanka, mas pertence à mesma família do gengibre. Nos países árabes o alimento chega a ser consumido como café, mas ele também pode ser usado em marinadas e caldos. Não obstante, ele ainda se mostra uma ótima mistura para outros temperos, podendo inclusive ser usado na preparação de doces, frutas em caldas e sorvetes.

Entre os pratos que podem usar o cardamomo estão:

– Frango com arroz de cardamomo e canela: o prato é típico da região de Jerusalém, sendo todo preparado na frigideira, o que o deixa mais prático.

– Kanelbullar: esse é um pão doce feito à base de canela e cardamomo e que é bastante comum na Suécia.

  • Cominho

 

 

 

 

 

 

 

O cominho, mesmo tendo origem mediterrânea é muito usado na culinária baiana e mexicana. Seu sabor é bem forte e marcante e ele pode ser encontrado facilmente em forma de pó ou em grãos. O condimento pode ser usado no preparo de carnes vermelhas.

A lista de receitas que podem incluir o cominho inclui:

– Pão de cebola e cominho: no prato, o cominho deixa o pão ainda mais saboroso e aromático.

– Tiras de carne ao cominho: o prato é de preparo fácil e usa o cominho como principal ingrediente para realçar o sabor da carne.

  • Curry

 

 

 

 

 

 

 

O curry é uma mistura de diversas especiarias, com origem na Índia de 4000 anos a.C. Reza a lenda que cada família indiana possui sua própria receita de curry, mas entre as especiarias que o tempero possui, destaque para cúrcuma, gengibre, canela, cravo, pimenta, anis, entre outras. O tempero funciona bem com frango e legumes, e por possuir uma forte personalidade deve ser usado com moderação.

Entre os pratos que permitem o uso do tempero estão:

– Curry de lentilha com frango e legumes: o prato tem o curry misturado com a lentilha, frango e os legumes, sendo, portanto, de preparo fácil.

– Frango indiano ao curry: esse prato possui diversas versões, mas o curry tende a funcionar melhor na que possui o iogurte natural como base.

  • Páprica

 

 

 

 

 

 

 

A páprica é feita a partir de pimentões secos e moídos, sendo muito comum na culinária húngara e alemã. O tempero pode possuir um sabor mais suave ou mais picante dependendo de sua matéria prima.

Entre os pratos que podem ser preparados com a páprica, destaque para:

– Goulash: o prato é original da Hungria, mas também é popular na Alemanha, trata-se de um ensopado de carne que é temperado com a páprica doce ou picante.

– Frango assado com páprica e alho: o prato é usado as coxas e o peito do frango, sendo temperada com páprica e alho, uma ótima opção para um almoço em família.

  • Alfavaca

 

 

 

 

 

 

 

Mais popularmente conhecida com o nome de manjericão ou basílico, essa é uma erva aromática extremamente interessante e não por acaso explorada na cozinha mediterrânea. Com suas folhas delicadas, que não podem ser levadas a altas temperaturas, a erva é de grande utilidade na finalização dos pratos, combinando perfeitamente com massas e peixes.

A lista de pratos com alfavaca inclui ainda:

– Salada caprese: prato que mesmo possuindo um ar gourmet possui uma preparo bem simples, com sabor bem acentuado.

– Molho pesto:  prato possui um preparo descomplicado e tem justamente na alfavaca o seu ingrediente principal.

  • Pimenta cumari

 

 

 

 

 

 

 

Agora aqui temos a pimenta que é de origem brasileira e típica do sudeste do país. Ela possui grãos pequenos e arredondados e uma cor verde, com sabor característico e ardor moderado. O item é excelente pra fazer conservas ou mesmo ser marinada para temperos de carnes de porco e boi.

A lista de pratos que funcionam bem com o alimento inclui:

– Receita de kibe assado e recheado: o prato é fácil e rápido de preparar, tudo o que você precisa fazer é montar o kibe e levá-lo ao forno. Quando temperado com a pimenta cumari e pimenta do reino branca o sabor do kibe fica muito melhor.

– Ensopado de camarão com chuchu: o prato com o camarão deixado de molho na pimenta ficará mais picante e isso também tende a realçar o sabor do crustáceo.

 

 

Via


Compartilhe com seus amigos:

Curtir Twittar Compartilhar pelo Linkedin Compartilhe Google+

Voltar