Misto quente além do básico

54d

Um dos sanduíches mais amados no Brasil, o misto-quente é um lanche rápido, fácil e extremamente saboroso. Sua receita tradicional leva presunto e queijo muçarela, mas não somos puristas por aqui: você pode (e deve!) acrescentar outros ingredientes para transformá-lo num sanduíche ainda mais complexo e incrível.

Mantendo a receita básica

Ainda que o presunto seja fundamental no conceito clássico do misto quente, quem disse que você não pode dar uma mexida no formato, que deve ter sempre, pelo menos, um frio e um queijo. Use apresuntado, salame, peito de peru ou outros frios de sua preferência, aliados a queijos variados, como cheddar, prato e minas. Se a fome for de leão e tiver na geladeira, que tal usar mais de um frio e mais de um queijo? O limite é sua imaginação!

O uso da manteiga ou margarina fica a seu critério. Estes dois ingredientes dão um sabor a mais ao misto-quente, mas também deixam o sanduíche mais gorduroso. Passe do lado de dentro das duas fatias do sanduíche e, se quiser, passe um pouco também do lado de fora. Assim, ele doura na medida certa.

Abalando as estruturas do misto-quente

Depois de experimentar com vários queijos e frios, é hora de levar as receitas para outro nível e começar a mexer no DNA do misto quente, entrando no território de outros sandubas consagrados. Com algumas rodelas de tomate, você transforma o simples misto-quente num bauru, e com alface e ovo frito, num sanduíche americano.

Você pode apostar também no misto-quente de forno, mas é preciso tomar cuidado para que o sanduíche não fique duro e ressecado. Para contornar esse problema, fique de olho para tirar o sanduíche assim que o pão começar a ficar mais douradinho e o queijo estiver derretido. Outra alternativa, que certamente confere alguns pontos de sofisticação para sua cozinha, é transformar o bom e velho misto quente em um croque-monsieur, basicamente uma versão francesa do sanduíche que tem como principal diferencial o queijo colocado tanto na parte interna quanto na parte externa do sanduíche. Ele pode ser feito no forno ou em uma frigideira.


Compartilhe com seus amigos:

Curtir Twittar Compartilhar pelo Linkedin Compartilhe Google+

Voltar